PGSNOis

Prática de Gestão Sistêmica de Navegação Orçamentária para Instituições de Saúde

Diagnóstico-Tratamento-Prognóstico

A PGSNOis é uma ferramenta própria para a administração superior de instituições de saúde. É uma ferramenta inteligente de programação e execução orçamentária capaz de fazer simulações apropriadas para instituições de saúde, explicitando os aspectos técnico-operacionais e administrativos integrados com os econômico-financeiros respectivos, em nível de diagnóstico, prognóstico e tratamento.

A Prática de Gestão Sistêmica de Navegação Orçamentária para Instituições de Saúde, sob conceituação administrativa, no âmbito da IS.Usuária, disponibilizará:

Diretrizes, Objetivos e Metas-IS.Usuária quantificadas que permitirão posturas de administração de gestões de desempenhos, no âmbito interno.

Os Procedimentos-IS.Usuária são articulados sinergicamente com:

Tratam-se de quantitativos explicitados em nível de Procedimento, Setor e Patologia. Essas explicitações poderão ser comparadas com o Prognóstico aplicável ao momento.

A Prática de Gestão Sistêmica de Programação e Execução Orçamentária da IS.Usuária das Ações-IS.Usuária, por atenção progressiva por tipos de cuidados assistenciais, no tempo, disponibilizará:

A partir dos recursos disponíveis, no tempo, disponibiliza os montantes de Procedimentos-IS.Usuária, em nível de: Unidades Ambulatoriais, Pronto Socorro, Internação\Adulto, Internação\Infantil, Internação Especial\Adulto, Internação Especial\Infantil, Centro Cirúrgico, Centro Gineco-Obstétrico, Hemodinâmica, Diagnóstico por Imagem, Métodos Gráficos, Laboratórios, Demais Unidades de SADTs, Projetos Especiais, Unidades de Apoio Direto, Unidades de Apoio Indireto. Todos os Programas-IS.Usuária, serão quantificados em unidades específicas (heterogêneas) e em unidades equivalentes(homogêneas).

Os Programas-IS.Usuária, referenciados em "1" articulados com tabela de referenciais inerentes aos protocolos técnico-operacionais respectivos, permitem quantificações dos recursos humanos necessários e suficientes por equipe/cargo-função: equipe médica(especialidades), equipe de enfermagem(enfermeiro, técnico, auxiliar), equipe multiprofissional direta(universitário, técnico, auxiliar) e equipe multiprofissional indireta (universitário, técnico, apoio, artífice de nível primário e auxiliar de nível primário). Esses recursos podem ser explicitados por procedimento, setor e patologia tratadas na IS.Usuária. As comparação desses referenciais com os dos recursos humanos disponíveis sinalizará os desvios que deverão ser objeto de diretrizes e estratégias para os programas corretivos, no tempo.

Os Programas-IS.Usuária, referenciados em "1", articulados com tabela de referenciais inerentes aos protocolos técnico-operacionais respectivos e médias observadas nos custeios, permitem quantificações e explicitações das despesas diretas por procedimento, setor e patologia tratadas na IS.Usuária.

Os Programas-IS.Usuária, referenciados em "1" articulados com tabela de referenciais inerentes aos protocolos técnico-operacionais respectivos e médias observadas nos custeios, permitem quantificações e explicitações das despesas indiretas por procedimento, setor e patologia tratadas na IS.Usuária.

Os Programas-IS.Usuária, referenciados em "1", articulados com os investimentos apropriados em ativo fixo permitem quantificações e explicitações dos custos de capital, em termos de depreciação, ensino e pesquisa - em nível de procedimento, setor e patologia tratadas na IS.Usuária.

Os Programas-IS.Usuária, referenciados em "1", articulados com leis-de-formação de custos aplicáveis aos itens "2" a "5", permitem explicitar custos totais, custos médios e grupo de custos por procedimento, setor e patologia tratadas na IS.Usuária.

Os Recursos Humanos e Materiais-IS.Usuária alocados nos Programas-IS.Usuária, permitem disponibilizar as seguintes comparações:

Todos esses parâmetros são explicitáveis em termos monetários totalizados e por procedimento, setor e patologia tratadas na IS.Usuária.

Ressalte-se que são parâmetros decorrentes da Realidade-IS.Usuária comparados em nível de aspectos técnico-operacionais e administrativos aplicáveis, que remetem, deterministicamente, aos processos de transformações que se fizerem necessários, em tempo hábil.

Tratam-se de operacionalização de ferramentas que disponibilizam as informações necessárias às modelagens de implementação do processo de eliminação dos níveis de desbalanceamentos, inadequações e desarticulações dos recursos alocados. Assim, é factível interatividades amigáveis inerentes ao atendimento das seguintes expectativas:

Para atender as interatividades da IS.Usuária com demais órgãos com o SIIPG-IS.Usuária, contará, se necessário, com:

A documentação do Software da PGSNOis contempla:

As interatividades de Planejamento e Gestão contarão com adequadas formatações de relatórios em nível de procedimento, setor e patologias tratadas na IS.Usuária. Assim, manter-se-á as "leituras" atualizadas, no tempo.

Voltar